Cooperativas Agropecuárias
Esse tipo de cooperativa tem, entre seus principais cooperados, os produtores rurais que se reúnem para fortalecer as diversas etapas de produção. Essa união facilita a compra de sementes, venda de produtos, armazenamento, entre outros. Além disso, ela pode conseguir a compra de determinados produtos por um valor menor e isso poderia não ter ocorrido caso o produtor tivesse que fazê-lo sozinho.
Cooperativas de Consumo
A compra de alguns produtos de interesse de seus cooperados para que assim diminua o valor final dessas mercadorias. Costuma ser algo comum nas compras feitas em supermercados.
Cooperativas de Crédito
Nesse caso, ocorre um auxílio financeiro para os cooperados e devem funcionar com a autorização do Banco Central. No Brasil, esse ramo pode ser subdividido em cooperativas de crédito mútuo e as cooperativas de crédito rural. Após uma resolução do Banco Central, ficou instituído que qualquer grupo social pode participar de uma cooperativa de crédito rural , independente de possuir uma propriedade ou não. Essa resolução também se aplica às cooperativas de crédito mútuo.
Cooperativas Educacionais
São cooperativas que surgiram com o intuito de enfrentar as dificuldades no ensino. Elas podem oferecer o ensino, cursos de línguas e cursos profissionalizantes. A sua maior vantagem é permitir que os professores e os pais tenham maior participação nessa instituição de ensino.

É o tipo de cooperativa com ênfase na construção e manutenção de conjuntos habitacionais. Elas buscam a construção e o financiamento de imóveis por um valor bem menor do que o estabelecido pelo mercado. Os cooperantes fazem contribuições e podem acompanhar o processo de aquisição e construção.
Cooperativas de Saúde
É a cooperativa que visa a saúde e o bem-estar das pessoas. É composta por profissionais da área médica que buscam melhores condições de trabalho, qualidade no atendimento e valorização de sua categoria.
Cooperativas de Serviço
Nesse caso, elas têm o objetivo de prestar serviços comunitários.
Cooperativas de Produção
É o tipo de cooperativa em que os associados ajudam com seu trabalho na produção comum de bens. É um ramo bem desenvolvido em outros países, como a Espanha. No Brasil, os trabalhadores estão descobrindo os benefícios de ter seu próprio negócio e as vantagens da propriedade coletiva de bens de consumo.
Cooperativas Especiais
É o tipo de cooperativa que é composta por pessoas que necessitam ser tuteladas. Essas cooperativas trabalham na organização e no trabalho de minimizar as dificuldades dessas pessoas com programas de treinamentos e produtividade. Essas ações têm o intuito de promover a socialização dessas pessoas e também podem ter sócios voluntários e que prestam serviços comunitários.
Cooperativas de Infraestrutura
Esse tipo de cooperativa atende o seu quadro social com serviços de infraestrutura. O exemplo mais comum desse tipo são as cooperativas de eletrificação rural.
Cooperativas de Mineração
São as cooperativas que extraem, industrializam, importam e comercializam produtos minerais.
Outros tipos:
-Cooperativas de Leite;
-Cooperativas da Construção Civil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário